-
Arquitetos: TAISEI DESIGN Planners Architects & Engineers
- Área: 979 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Koichi Torimura, SS Co., Ltd
-
Fabricantes: AutoDesk, Revit, Vector Works
Descrição enviada pela equipe de projeto. O TSURUMI (THC) segue o modelo da Helen & Douglas House da Grã-Bretanha e é o primeiro hospital psiquiátrico para crianças do Japão apoiado pela comunidade. A visão do TCH é apoiar crianças que vivem com doenças fatais e limitantes e suas famílias, trabalhando em estreita colaboração como amigos, como um hospital infantil de nível mundial que tem raízes profundas na comunidade local. A estrutura está localizada dentro do Tsurumi Ryokuchi Flower Expo Memorial Park, no bairro de Tsurumi, em Osaka. Uma parte do TCH é aberta como uma praça pública, funcionando como um centro onde as crianças hospedadas nas instalações podem brincar com as crianças do bairro e suas famílias interagirem com a comunidade no dia a dia, com o objetivo de se tornar uma base a partir da qual toda a comunidade apoia as crianças e suas famílias.
Conceito de projeto: "Não apenas uma casa, mas uma comunidade - o que nós, arquitetos, fomos solicitados a fazer foi imaginar e realizar a forma ideal de um "hospital psiquiátrico para crianças apoiado pela comunidade". Sem precedentes para este tipo de edificação no Japão, começamos imaginando o cenário do cotidiano como uma varanda voltada para o grande jardim com banhos de sol, uma mesa onde a família pode cuidar das crianças no pequeno jardim e um lugar tranquilo para se afastar um pouco, mas também para assistir a todos os outros.
Por fim, percebemos que o importante para as crianças e familiares é poder escolher um local para se hospedar dependendo de como se sentem no momento. Então, cada lugar é estritamente conectado entre si, sem ser isolado. Além disso, não é apenas para ser tranquilo como uma casa, mas também para ter uma variedade de espaços, escalas e lugares como uma comunidade. É um lugar onde eles podem ter conexões, um lugar com "várias" coisas que os fazem se sentir especiais no dia a dia.
Criando um espaço repleto de "vários" - o TCH é uma estrutura toda em madeira, com seis "casas" ligadas por um "espaço de rua". Cada "casa" possui divisões com várias características, como as salas de jogos, sala de música, áreas de convivência, cozinhas e acomodações.
Entre as casas existem pequenos espaços de convívio e jardins de várias formas e tamanhos, onde se pode fazer uma pausa. Para os acabamentos interiores e exteriores aplicamos muita madeira, azulejos, metais e materiais macios, pretendendo enfatizar o toque suave e o prazer da descoberta. Os beirais profundos voltados para o pátio bloqueiam o forte sol no verão, e o “espaço da rua” permite que uma brisa confortável penetre, fazendo com que os moradores relaxem e sintam a natureza como ela é o ano todo. O “espaço da rua” se estende até o parque e leva à estação de metrô e ao bairro residencial local. Entre as ruas suavemente curvas encontram-se locais característicos como a "Praça da Comunidade" e a "Colina do Jogo", onde as pessoas podem brincar com as crianças da vizinhança e ter novos encontros através de eventos sazonais.
A forma da casa primitiva que todos reconhecem como um lar - As proporções e detalhes da fachada foram estudados de forma a criar uma casa primitiva que qualquer pessoa possa reconhecer como um lar. Para facilitar a manutenção, não foram instaladas calhas de beiral, e as calhas de cascalho foram planejadas para serem colocadas diretamente sob a drenagem.
Desejo de criar um cenário gentil que mova o coração - O objetivo dos nossos arquitetos era criar um cenário gentil que movesse o coração. Propusemos um grande conceito, formamos e projetamos um lugar cheio de diversão e pequenas descobertas para as crianças e famílias que por ali passam, e também para as pessoas que as apoiam. Esperamos que essa visão inspire as pessoas a simpatizar com as crianças e suas famílias, e que o círculo de apoio se espalhe por toda a comunidade, sociedade e Japão. Além disso, essa arquitetura e visões se tornarão um guia para o segundo e terceiro hospital para crianças apoiado pela comunidade.